Newsletter
Menu

VIIAFood | Naturlabel

Designação do Projeto: VIIAFOOD | NATURLABEL – Desenvolvimento de preparados livres de conservantes para a indústria da pastelaria com ingredientes naturais

 

Breve Descrição do Projeto: Atualmente, o mercado dos alimentos procura cada vez mais os chamados ingredientes e produtos clean label. Contudo, no mercado da pastelaria e padaria predominam ainda produtos que apresentam na sua composição conservantes químicos, muitas das vezes devido à tipologia de embalagem padrão utilizada na indústria, os baldes de polipropileno. Assim, este projeto pretende otimizar as soluções de formulação, processamento e embalagem. Esta otimização passará pela utilização de ingredientes clean label em substituição dos antioxidantes e antimicrobianos atualmente em uso, uma nova estratégia de processamento capaz de manter a atividade dos ingredientes responsáveis pela manutenção da qualidade e estabilidade do produto e ainda novas soluções de embalagem que permitam uma maior durabilidade do produto e utilizem materiais com menor impacto ambiental.

 

Objetivos: 

  • Desenvolver e implementar um novo processo de fabrico com uma nova tecnologia de embalagem
  • Desenvolver novos produtos especialmente adaptados ao novo processo de fabrico em que os aditivos químicos são substituídos por ingredientes naturais, mantendo elevados níveis de qualidade e respondendo às especificações e necessidades do mercado

 

Parceiros: Universidade Católica Portuguesa e Universidade do Minho

 

Projeto no âmbito da Agenda VIIAFOOD – Plataforma de Valorização, Industrialização e Inovação comercial para o Agroalimentar (n.º C644929456-00000040)

Cofinanciadores agenda VIIAFOOD

Este website utiliza cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar está a consentir que os cookies sejam guardados no seu browser.
Concordo

Subscreva a

nossa newsletter